sexta-feira, 8 de julho de 2016

Enem, Faculdade, Crescer...

Olá desencanados e desencanadas, tudo bem com vocês?

Bom galera, hoje vim abordar um tema bem legal, e que todos conhecem e quem não conhece, vai conhecer um dia. Vou contar minhas experiências e claro deixar algumas diquinhas né, pois afinal Desencanadinha também é cultura.
Chega um momento da vida da pessoa, em que ela tem que escolher o que vai fazer da vida. Esse momento se dá geralmente, quando a pessoa está no Ensino Médio e tem que decidir, qual faculdade fazer, se vai seguir carreira militar, se vai descansar no ano seguinte, enfim, várias coisas passam pela cabeça e várias oportunidades surgem. Mas, nem todos estão decididos e preparados para enfrentar este momento, seja por ter pouca idade, ou qualquer outro motivo. A minha dica nº1 é: Não se desespere! Tudo bem, que nesses tempos, tem pressão dos pais, familiares e amigos, nervosismo, medo de ficar " a toa" e várias outras coisas. Mas se desesperar não vai adiantar muita coisa... 
Resumindo: Se você esta prestes a terminar o EM e ainda não sabe o que fazer da vida, calma! Procure pesquisar sobre " A vida pós médio" kk. As vezes você não está pronto pra fazer aquela faculdade, você ainda não quer ingressar na carreira militar, você quer apenas, sei lá, fazer mais um curso, dar uma relaxa, porque não? A vida é sua. Você sabe o melhor pra você. Não vá pela cabeça dos outros. 

A minha pequena história é simples. Eu sou uma menina normal, que sonha em ter aquela graduação e ser a primeira da família, a chegar na faculdade. Bom já está meio caminho andado, mas vamos lá. Estudei meu Ensino Médio todo em escola estadual. E como sabem, há greves, nem todos dias os professores vão, enfim, você acaba meio que não tendo muito base, no último ano, para fazer um Enem da vida. No meu último ano, fiz um pré vestibular social, totalmente gratuito e aos sábados, de 8 da manhã as 5 da tarde. Sim era muito cansativo, pois já estudava a semana toda, em um bairro muito longe da minha casa, e aos sábados lá estava eu o dia todo na rua de novo. Mas eu precisava daquilo, eu não me sentia preparada só com a base da escola, eu precisava de mais. Tá que o curso que eu pretendia não era uma medicina da vida, mas exigia uma nota de corte bem alta. E eu tinha que conseguir. Sim, no ínicio ficava muito desesperada, pois tinha que terminar a escola e no ano seguinte já entrar na faculdade, caso contrário, ficaria 1 ano parada, até o próximo Enem. Meus pais não tinham dinheiro pra pagar uma faculdade particular, ou seja, ou estudava pra passar numa pública ou ficaria um ano a toa. Acho que não tive muita escolha né. Estudei, foi o ano mais cansativo da minha pequena vida, eu não tinha animo nem pra sair com meus amigos. Mas enfim, chegou o bendito Enem. Fiz as provas e aguardei os resultados. Quando eles sairam, eu não achei que fui tão mal assim, por ser a minha primeira vez fazendo e por não ter uma preparação excelente. Porém minha média não foi suficiente para passar no curso que queria. Após passarem os períodos de resultado de Fies, Prouni e Sisu, me vi sem chão, pois tinham acabado as chances e eu não tinha entrado em uma faculdade. Me lembro que chorava horrores e me culpava, me taxava de idiota, de burra e outras coisas mais. Mas por fim, me agarrei com Deus e deixei nas mãos deles. Entrei em curso de Español, só para não ficar a toa. E fui levando até o meio do ano. Quando novamente abriram as inscrições para Sisu, Prouni e Fies. Sem esperanças, fiz a inscrição por fazer. Não levava fé, e quando saiu o resultado, eu tinha até esquecido, fui ver dois dias depois, e quando abri o site do Prouni, o que estava lá? Isso mesmo meus amores, Pré-Selecionada. Bom, não é o tão sonhado curso que desejava, mas é uma graduação e tão importante quanto as outras. Nesse exato momento, eu comecei a chorar, mas agora de felicidade e tremia que nem vara verde kk. É eu finalmente entrei na faculdade. 
Então amores essa é a minha história. Espero que gostem e que seja um pouquinho inspiradora, para vocês não desistirem na primeira queda.

Agora voltando a falar de Enem, o famoso monstro que aterroriza criancinhas e adultos kkkk. Brincadeiras a parte, o Enem é uma prova que abre portas, digamos assim. Não é um bicho de 7 cabeças e só atrapalha o fato do nervosismo. Você vai fazer a prova tão nervoso, tão agitado, que acaba não prestando total atenção naquilo que tá fazendo. Ah Jádi, tem como não ficar nervoso? É realmente, mas você tentar né? Então bora seguir algumas diquinhas pra se acalmar.

1- Durma bem na noite anterior.
2- Não estude no dia anterior.
3- Leve água e um lanche ( um lanche ta, não é almoço, janta)
4- Almoce comidas leves, para não lhe causar mal estar.
5- Procure não sair muito tarde na noite anterior a prova. 
6- Separa tudo, no dia anterior. ( Documento, cartão de confirmação, caneta PRETA transparente) 
7- Conheça o caminho até o local onde você irá realizar o exame. 

Enfim, viu? Não falei nenhuma novidade. São coisas básicas. Você estando bem com seu corpo e em sintonia com sua mente, tudo irá fluir. 

Meus amores, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado e se você já fez o Enem, me conte sua história aqui em baixo, adorarei saber.

Bjxxxxx da Dinha e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário